sábado, 13 de novembro de 2010

Juventude no cimo da Montanha


“Mas a pobre solidária deve falar-vos do itinerário da sua viagem. Ei-lo: antes de partir, o seu noivo perguntou-lhe para que país queria ela viajar, que caminho queria seguir, etc... A jovem noiva (Terezinha) respondeu que só desejava uma coisa, subir ao cume da montanha do amor” (História de uma alma, pg 110).
Não há nenhum equívoco quanto ao desejo de um jovem, que busca incansavelmente o cume do amor. Esta busca nada mais é, do que uma oferta incondicional de si mesmo ao amor misterioso de Deus que lhe desvendou e tomou conta de seu ser.
As vias que podem levar você jovem a este cume são inúmeras. Jesus sabe muito bem que você quer chegar a este cume, o cume do amor; só que para chegar a este cume será necessário deixar Deus escolher a via, ou o caminho para a sua jornada. Pois, se você deixa empreender esta viagem por Ele, então se deixa conduzir pela jornada que Jesus quis percorrer: “Desde que Ele esteja contente, a minha felicidade será!”
Jovem, a sua verdadeira alegria consistirá em satisfazer em sua vida e na vida do próximo as vontades de Jesus. Você só conseguirá amar verdadeiramente Jesus, e fazer do Mesmo o centro de sua vida, se for capaz de deixar de existir para si mesmo, e assim, estará ou ficará totalmente entregue a esse Ser que é puro amor.
É uma espécie de dissolução da vontade de Deus e da sua vontade. Penso eu, que é essa a única definição da oração, da conversação com Deus: estar-lançando-num-outro. É a imagem do diálogo trinitário em que Jesus está inteiramente lançado no Pai. Um dos critérios fundamentais da oração verdadeira é procurar a Deus antes de procurar a si mesmo. Santa Terezinha nos dirá o seguinte: “Então Jesus tomou-me pela mão e fez-me entrar num subterrâneo onde não há frio nem calor, onde não brilha o sol e que nunca é visitado pela chuva nem pelo vento; um subterrâneo onde vejo apenas uma claridade semi-envolta, a claridade que se espalha à volta dos olhos baixos do Rosto do meu Noivo (Jesus)! O meu Noivo (Jesus)não me disse nada e eu nada Lhe disse, a não ser que O amo mais do que a mim mesma, e sinto no fundo do meu coração que é verdade, porque sou mais d’Ele do que minha. Não vejo que avancemos para termo da montanha, pois a nossa viagem faz-se debaixo da terra, e, no entanto, sinto que progredimos, sem saber como. O caminho que sigo não é o de qualquer consolação para mim, e, no entanto, traz-me todas as consolações, já que foi Jesus que O escolheu e eu desejo consolá-Lo só a Ele, só a Ele.” (Cartas de Santa Terezinha, 110).
Jovem, é sempre o Cristo que deve estar no centro de sua oração e de sua vida. Pouco importa o que você sente, ou se esta atravessando um túnel escuro, ou se esta vivendo um momento forte de tempestade, o essencial é amá-Lo.
Juventude abandona-se e caminha com as mãos nas mãos de Jesus, sem saber para onde vai. Mesmo se não vê com clareza o caminho, mas serão guiados pela bussola de Jesus. Coloquem-se nos braços de Jesus, e n’Ele deposita toda a sua confiança (cf.2Tm1, 12).
Juventude Deus te chama a caminhar com Ele de mãos dadas... deposita-se sua vida nas mãos do Senhor e você será um jovem feliz! Faça a experiência do Amor com aquele que deve ser amado. “Eu amo-O (Jesus) mais do que a mim mesmo... eu desejo consolá-Lo, só a Ele.” No fundo do seu coração jovem, sinta que este é o caminho que Jesus está querendo te conduzir. “Eu sinto no fundo do meu coração que é verdade, porque eu sou mais d’Ele do que minha.”

Wender Souza dos Santos – Diocese Guiratinga/MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário