domingo, 2 de janeiro de 2011

Epifania: a manifestação de Deus

O tempo de Natal é recheado de momentos de alegrias, festas, viagens, trocam cartões, presentes, abraços efusivos, há celebrações, ceias, encontros de famílias....caminhada à procura de Jesus. Estes gestos são comuns e a maior parte deles materializa o verdadeiro significado do mesmo e o tornam sofisticado, comercializado, banalizado.
O Natal é a festa da luz As trevas opressoras dos filhos de Deus, antes ofuscantes, deixam-se iluminar pela luz de Deus, todo poderoso, que se faz criança e propõe à humanidade mudança de coração, que se dá através do chamado para caminhar e seguir um novo rumo.
O chamado remete-se à vocação... um caminho a seguir....O Natal mostra diversos caminhos e encontros surpresos, que despertam alegrias e grandes anúncios: “o anjo anunciou a Maria”...Maria foi ao encontro de Izabel...José e Maria caminharam a Jerusalém, ao Egito, a Belém...,os pastores caminharam até ao menino Deus e entoaram hinos de glória...os magos seguiram a estrela e encontraram Jesus.
A festa conclusiva do Natal, é chamada de Epifania, palavra de origem grega, que significa, manifestação de Deus a todos os povos e nações. No Brasil é popularmente conhecido como festa de Santo Reis, por destacar a visita dos Reis Magos do Oriente, ao presépio do menino Jesus.
Sabe-se que os sacerdotes aguardavam a vinda do Messias, que chegou.. ”uma luz surgiu, caminho novo”..eles ficaram indiferentes ao acontecimento. Então o sinal de Deus é observado em terras longínquas do oriente, outros povos, que nem sabiam da vinda do Messias, acreditaram e seguiram, guiados pela estrela, que é o próprio Jesus, foram até Belém e lá prostraram-se, diante do menino e o adoraram, entregando-lhe, ouro(realeza) incenso(a divindade) e mirra(a dor).
Os Magos, que deixaram tudo e puseram-se a caminho, até encontrarem Jesus, revigorados e transformados, retornam para casa por outro caminho, fazendo silêncio sobre o local onde estava o menino Deus, por causa da perseguição de Herodes, o que se confirma, que quem encontra Jesus, busca novos caminhos, nova vida e acata a mensagem de paz e amor.
No relato da Epifania, descobre-se diversas etapas do nosso caminho à procura de Jesus:
- humildade e disponibilidade de aceitar o convite...
- sensibilidade ao observar os sinais de Deus...
- atitude de esperança e coragem, diante dos desafios....
- despojamento de si e dos pertences...
- acolhida à diversidade cultural...
- prática do silencio.
Constata-se portanto, que houve um chamado de Deus aos 3 Reis Magos do Oriente, que acreditaram, largaram tudo e seguiram...e que Deus continua chamar a humanidade para o verdadeiro encontro consigo e com ELE,verificando ainda que toda vocação despertada, é sempre uma manifestação de Deus.
Que todos tenhamos um ano de Paz com a visão epifânica.
Marlene Costa Garcez - Balsas/MA

Um comentário:

  1. Parabéns a Marlene. daria uma brilhante teóloga. Que Jesus a abençoe e a mantenha com ideias iluminadoras. Iran Gomes Brito.

    ResponderExcluir