sábado, 19 de março de 2011

Oração quaresmal de Santo Efrém

Senhor e Mestre da minha vida, afasta de mim o espírito de preguiça, espírito de poder, desesperança e vanglória. Concede ao Teu servo o espírito de Pureza, de Temperança, de Caridade, de Humildade e de Paciência. Sim, Senhor e Rei! Concede-me que eu reconheça as minhas faltas e não julgue o meu irmão, pois Tu és Bendito pelos séculos dos séculos. Amém

Por que esta oração ocupa uma posição tão importante no culto da Quaresma?
Porque ela enumera de forma única todas as "negativas" e "positivas" da postura humana, elementos de arrependimento que constituem, por assim dizer, um “check list “ para o nosso esforço individual de Quaresma. Este esforço visa primeiro à nossa libertação de algumas doenças espirituais fundamentais que moldam nossa vida e tornam praticamente impossível para nós, até mesmo para começar a transformar-nos à Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário