quarta-feira, 29 de junho de 2011

ORIENTAÇÕES PARA O DIA MUNDIAL DE ORAÇÃO PELA SANTIFICAÇÃO DO CLERO, 1º DE JULHO DE 2011

Carta que a Congregação está enviando aos Bispos para promover na Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, a Jornada Mundial de Oração pela Santificação Sacerdotal:

EMINÊNCIA / Excelência Reverendíssima

O dia 1º de Julho próximo, Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, será a Jornada Mundial de Oração pela Santificação Sacerdotal. Tal ocorrência, a juízo dos Senhores Ordinários, poderá ser celebrada em outra data, que seja mais oportuna.

Esta Congregação, como de costume, - especialmente neste ano com uma alegria especialíssima, porque é o 60º aniversário da Ordenação Sacerdotal do nosso amado Papa Bento XVI - transmite a Vossa Eminência / Excelência algumas orientações e sugestões que, eventualmente, poderiam ser adotadas para animação dos vários momentos de oração. Como se pode notar, tais reflexões estão centradas na figura do Apóstolo São Pedro, rocha sobre a qual Cristo edificou a Sua Igreja, fundamento da comunhão eclesial.

Agradeço desde já pela colaboração, aproveitando a ocasião para confirmar os mais sinceros sentimentos de distinto obséquio de Vossa Eminência / Excelência Reverendíssima.

Mauro Card. Piacenza - Prefeito

+Celso Morga Iruzubieta Arcebispo tit. De Alba marítima - Secretário


SUGESTõES

TEXTOS BÍBLICOS:

“Tu és Pedro” (Mt. 16, 13-20) “É o Senhor!” (Jo. 21, 1-13)

“Corriam juntos” (Jo. 20, 1-8) “Tu me amas mais do que estes?” (Jo. 21, 14-19)

TEXTOS DA PATRÍSTICA:

A Igreja de Cristo se eleva sobre a firme fé de Pedro”, dos Sermões de São Leão Magno, Papa (Sermão 4, 2-3: PL 54, 149-151) – segunda leitura do Ofício das Leituras de 22 de fevereiro.

O serviço específico do nosso ministério”, dos Sermões de São Leão Magno, Papa (Sermão 4, 2-3: PL 54, 148-149) segunda leitura do Ofício das Leituras de 10 de novembro.

Cristo bom Pastor”, das Homilias sobre os Evangelhos de São Leão Magno, Papa (Hom. 14, 3-6; PL 76, 1129-1130), segunda leitura do Ofício das Leituras do IV Domingo da Páscoa.

O Colégio dos Bispos e a sua Cabeça”, da Constituição Dogmática Lumen gentium, n. 22.

ORAÇÃO DOS FIÉIS:

Irmãos e irmãs, com a Igreja universal, elevemos o nosso louvor e ação de graças a Deus Pai, pela grande missão que Cristo conferiu a Pedro e aos seus sucessores.

Rezemos ao Senhor: Senhor, escutai a nossa prece!

1. Pelo Papa Bento XVI, Vigário de Cristo na terra e pastor de todo o seu rebanho, para receba a proteção dos céus, tenha vida e saúde abundante, e para que seja feliz nesta terra e protegido contra todo o mal. Rezemos ao Senhor.

2. Pelos Bispos, Sacerdotes, Diáconos e todos os ministros do Evangelho, para que sejam fiéis ao próprio compromisso, santamente orgulhosos pela própria vocação, empenhados na consequente doação de si mesmos reflexos luminosos da própria identidade, e para que vivam na alegria do dom recebido. Rezemos ao Senhor.

3. Pela Santa Igreja de Deus, para que esteja em comunhão com o Papa, no vínculo da unidade, da verdade e do amor, e para que todos os homens recebam do Senhor, Pastor de nossas almas, a verdade, a graça e a vida eterna. Rezemos ao Senhor.

4. Pelas vocações sacerdotais, para que o Senhor continue a mandar operários para a sua messe, empenhados no difícil, mas apaixonante ministério do anúncio da Boa Nova e para que aqueles por Ele chamados, não tenham medo de dispor a própria vida a serviço dos fiéis através do exercício do sagrado ministério. Rezemos ao Senhor.

5. Pelos leigos, para que vivam a própria fé de modo ativo e responsável, colocando-se ao lado dos seus Pastores, através de uma colaboração generosa, humilde e madura. Rezemos ao Senhor.

6. Pelos Sacerdotes e Diáconos que já partiram dessa vida. Senhor, prêmio e coroa dos teus servos fiéis, acolhei no abraço de tua misericórdia os nossos irmãos sacerdotes e diáconos que, quando ainda estavam entre nós, a eles confiastes a tua Palavra e os Sacramentos. Fazei com que exultem para sempre na liturgia celeste. Rezemos ao Senhor.

Ó Pai, que quisestes que Pedro tivesse estavelmente um sucessor para a continuação da missão recebida por Cristo, acolhei as nossas preces, e conduzi a vossa Igreja com a santidade, a fé e a sabedoria daqueles que escolhestes como pastores do vosso povo. Por Cristo Senhor nosso. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário