domingo, 23 de outubro de 2011

Dia Mundial das Missões

Celebra-se hoje o Dia Mundial das Missões e da Infância Missionária.
No Brasil, o tema deste ano é "Missão e ecologia" com o lema : "A misericórdia de Deus é para todo ser vivo" (Eclo 18,12b).
O papa Pio XI, que deu um grande impulso à missionariedade da Igreja além-fronteira e o primeiro a nomear um bispo indígena, em 1.° de abril de 1926, instituiu o Dia Mundial das Missões a ser celebrado em toda a Igreja no penúltimo domingo de outubro.
A senbilidade missionária de Pio XI transparece já em 1922, mesmo ano de sua eleição, quando ao celebrar o centenário da fundação da Obra Missionária da Propagação da Fé, declarou-a pontifícia junto com a Infância Missionária e a de São Pedro Apóstolo, confirmado-as como instrumento principal e oficial da cooperação missionária de toda a Igreja católica.
No mesmo ano, no dia de Pentecostes, interrompeu a homilia e, em meio a um impressionante silêncio, tomou seu solidéu e o fez passar entre a multidão de bispos, padres e fiéis presentes na basílica de São Pedro, pedindo ajuda de todos para as missões.
No Ano Santo de 1925, abriu, no Vaticano, uma exposição missionária mundial e também publicou a encíclica Rerum Ecclesiae sobre a missão. No mesmo ano, consagrou os seis primeiros bispos chineses.

Um comentário:

  1. Muito interessante, Irmãs!

    Hoje para celebrar essa data tão especial organizamos o II Expocarisma... Foi muito interessante'

    ResponderExcluir