terça-feira, 24 de abril de 2012

Celebração Vocacional para Catequese

Material necessário: sementes, estola, 3 velas, sal e fermento seco, jarro com vários tipos de flores, bílbia

 
Refrão Orante: "Senhor, chamaste-me aqui estou, chamaste-me aqui estou, ô, ô,ô"
Catequista: Sejam todos bem-vindos a esta celebração, queremos lembrar e celebrar todas as vocações, vamos receber alguns símbolos que nos ajudam a rezar e agradecer por Deus continuar confiando em nós para anunciar seu nome.
 
Entrada dos símbolos  
(cada simbolo é trazido por um catequizando que o coloca no centro ou no altar)
Semente
Com esta pequena semente agradecemos a Deus o dom da vida e, hoje, com muito carinho oferecemos ao Senhor essa pequena plantinha que somos nós, que aos poucos vai se tornando forte e mais tarde dará muitos frutos para a comunidade.
(os catequizandos colocam as sementes que receberam no centro, enquanto isso canta-se "poe a semente na terra)
 
Estola
Nos lembra a vocação sacerdotal. O padre que dedica sua vida e seu tempo para anunciar a Palavra de Deus e alimentar os fiéis com os sacramentos
Rezando juntos: Despertais Senhor em Vossa Igreja muitos e bons operários. Fazei que tenhamos presbíteros generosos para o serviço de nossas comunidades eclesiais.
 
3 velas acessas
Nos recordam a vocação religiosa. São religiosas e religiosos que se consagram  a Deus vivendo a pobreza, castidade e a obediência. É a doação de toda a vida para o bem dos irmãos e irmãs.
Rezando juntos: Suscitai sempre mais religiosos e religiosas para que se distribuam numerosos, em todos os continentes, irradiando em toda parte o brilho do vosso Evangelho.
 
Sal e fermento
Recordamos a vocação do cristão leigo e leiga, que são chamados a serem sal que dá sabor, luz que ilumina, e fermento na massa que faz crescer o amor, a solidariedade e a fraternidade na família, na escola, no trabalho, em todos os lugares em que atua. É a missão de transformar a sociedade.
Rezando juntos: Senhor, sei que nos dias de hoje é também por meio de mim que Vós quereis convocar outros colaboradores, escolher novos discípulos, e chamar novos apóstolos.
 
Bíblia aberta
Cada uma das vocações tem a missão de anunciar a Palavra de Deus. Esse anúncio é tarefa de todos, guiados pela luz do Espírito Santo.
(Enquanto um catequizando entra com a bíblia pode-se entoar algum canto para acolhê-la)

Texto Bíblico 
1Cor 12,4-11 (reflexão por conta do(a) catequista)

Preces
Catequistas: Todos nós somos chamados e convidados a descobrir qual é nossa missão. Sabemos que existem muitas formas de seguir Jesus. Todas são importantes. Ao lembrar cada uma das vocações, abrimos nosso coração para que o Espírito Santo ilumine nosso caminho e assim sejamos capazes de ajudar mais e melhor nossa comunidade.
(cada catequizando, pai e mãe recebem uma flor e a medida que faz a prece coloca-a no vaso)
1. Espírito Santo, nós te agradecemos por todas as vocações. E hoje te pedimos que ajude nossas famílias a viverem teu chamado, e nós, os filhos a escutar tua voz que nos convida a te seguir. Rezemos ao Senhor!
Todos: Abençoa Senhor as famílias amém. Abençoa Senhor a minha também (bis)
2. Espírito Santo, nós te pedimos pelos religiosos e religiosas: que muitos jovens sintam em seu coração o ardente desejo de deixar tudo para te seguir numa vida casta, pobre e obediente. Rezemos ao Senhor!
Todos: Te amarei Senhor, Te amarei Senhor. Eu só encontro a paz e a alegria bem perto de ti (bis)
3. Espírito Santo, dai coragem a todos os cristãos leigos(as) que testemunhem o teu amor no mundo. Rezemos ao Senhor!
Todos: Vem Espírito Santo vem. Vem iluminar (bis)
4. Espírito Santo, que desceste sobre os Apóstolos e Maria, Mãe de Jesus, olha a tua Igreja que hoje tem especial necessidade de sacerdotes santos, que vivam a alegria do chamado. Nós suplicamos que abra o coração dos jovens para ouvir tua voz. Rezemos ao Senhor 
Todos:Senhor tu me olhastes nos olhos a sorrir pronunciaste meu nome/ lá na praia eu larguei o meu barco, junto a ti, buscarei outro mar. (bis)
(preces espontâneas)
Catequista: Podemos comparar as vocações a um jardiom florido, cada flor enfeita, perfuma, tem seu próprio colorido e todas recebem de uma mesma terra e dão flores diferentes. Podemos dizer como nos diz São Paulo: "Existe dons diferentes, mas é o único e mesmo Espírito que realiza tudo em todos" (1Cor 12,4).
(finalizar com o Pai Nosso  rezado de mãos dadas)

Oração e benção final
Senhor, tudo começou de novo com a Ressurreição do teu Filho. Desde a manhã, espalha tua luz em nossos corações e fazenos viver como consagrados a ti e aos nossos irmãos. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
O Deus da paz, que pela força do seu Espírito ressuscitou Jesus Cristo dos mortos, nos fortaleça e nos ilumine, agora e para sempre. Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário