sábado, 12 de maio de 2012

Hino oficial da JMJ 2013 será lançado em julho

Em comemoração à contagem regressiva - um ano para a Jornada Mundial da Juventude Rio2013 - será divulgado no dia 29 de julho o Hino Oficial da Jornada no Rio. “A ‘cara’ do Rio de Janeiro, a ‘cara’ da Igreja no Brasil, isso com certeza vai estar presente nesse hino que será memorável”, afirmou padre Leandro Lenin, um dos diretores do Setor de Preparação Pastoral do Comitê Organizador Local (COL).
O setor, que é responsável pelo hino, promoveu um concurso para a escolha da letra. “Estamos na fase final de seleção das letras. Eram 180 e agora estamos em um bloco de 20”, disse padre Leandro.
Entre os jurados estão professores de música, regentes de coral, pessoas não só engajadas profissionalmente e tecnicamente na área da música, mas também na área pastoral da Igreja.
“Com a definição de um grupo menor de letras, talvez três, nós vamos produzir o ‘corpo’, que é a melodia. A partir de então vamos passar por novos processos de aprovação e ajustes para o grande lançamento. Quando lançarmos o Hino Oficial da Jornada Mundial da Juventude já teremos todo ele pronto”, ressaltou o sacerdote.
A escolha da data de divulgação do Hino Oficial é estratégica. Ele acontecerá durante um evento chamado “Pré-Jornada”, que acontecerá no Maracanãzinho, entre os dias 27 e 29 de julho desse ano, no Rio. Todos os setores do COL estarão envolvidos nessa atividade. Até o final do mês deverá ser concluída a programação geral do evento.
O processo de seleção do hino é feito seguindo critérios como criatividade, valores espirituais ligados ao tema da jornada, beleza e harmonia da composição. Os padres membros do comitê monitoram o conteúdo religioso e doutrinal. “Tudo o que chega até nós passa por processo de avaliação, principalmente no campo da doutrina e nas questões de fé, mas o processo criativo de quem nos manda a letra está sendo conservado,” afirmou.
O concurso teve início no dia aberto em 31 de outubroencerrou suas inscrições no dia 3 de março, sendo disponibilizado para os candidatos um edital com os critérios e normas. Para acompanhar o andamento da escolha da letra e processo de produção da música acesse o portal (www.rio2013.com) e na data oficial, o hino será veiculado para que o mundo inteiro viva através da música o espírito da JMJ Rio2013.
Colaboração: Angélica Veiga e Ricardo Franco
Fonte: www.rio2013.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário