sábado, 9 de junho de 2012

Dinâmica: apresentação e integração

Material 
- balões
- bilhetes com nomes dos participantes

Primeiro passo
É necessário que a coordenação tenha previamente a lista dos nomes de quem vai participar do encontro e se tenha à mão balões vazios. Deve ser recortados bilhetes contendo cada um o nome de um dos participantes. É de grande importância que não haja falha no sentido de que o nome da pessoa (pessoas) da coordenação também deverá ser incluído. Depois de se ter os bilhetes com os nomes, pega-se os balões e se coloca um nome em cada balão, enchendo depois disso o balão (não deve ser muito cheio para não correr o risoco do balão estourar antes da hora). Estes balões com os nomes devem ser levados para a sala na hora da apresentação e colocados no centro da roda.
Segundo passo
Quem está na coordenação deverá saudar os participantes (que podem estar sentados ou de pé em forma de círculo) e convidar todos a um desafio conjunto: manter no ar todos os balões. Os participantes deverão, pois, em conjunto, tocar nos balões de modo que fiquem todos no ar. Quando todos os balões estiverem flutuando por um ou dois minutos, a coordenação deverá dar um comando para que cada um pegue um balão. Quando cada participante já estiver com o seu balão, a coordenação deverá explicar que dentro de cada balão há um bilhete com o nome de um participante. Cada qual deverá estourar o balão, pegar o bilhete e procurar a pessoa com este nome. Encontrando esta pessoa, terá que fazer algumas perguntas a ela para depois poder apresentá-la ao grupo. Dá-se um tempo para isso.
Terceiro passo
Após a conversa todos voltam a se sentar em círculo. Quem está na coordenação deverá dar início apresentando a pessoa cujo nome estava no bilhete que pegou. A pessoa apresentada deverá continuar a rodada, apresentando quem estava no seu bilhete e assim sucessivamente até todos terem se apresentado. Quando uma pessoa que for apresentada já estiver ela mesma apresentado alguém, a rodada de apresentação continua com a primeira pessoa à sua direita que ainda não tiver apresentado o nome que estava no seu bilhete. Se ocorrer, por acaso, que alguém pegue o bilhete com seu próprio nome, deverá apresentar-se a si mesmo para o grupo.
Fonte: Dinâmica para encontros de grupo - ed. Vozes

Nenhum comentário:

Postar um comentário