quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Quem é São Paulo para a Família Paulina

O próprio Alberione nos ensina como devemos considerar São Paulo. É preciso aprender, tanto a partir de sua vida como de seus ensinamento: "conhecer melhor São Paulo: já se escreveu muito a respeito de sua alta personalidade humana e espiritual; mas ainda há muito a ser dito.
1. É o mestre  por excelência, porque, como Cristo, "começou a fazer, depois a ensinar". Com justiça é considerado o "mestre e doutor de todos os povos", porque o seu apostolado se estendeu a todós os povos.
A característica de seu ensinamento é a universalidade; dominador da história.
2. É o apóstolo: "pareceu-lhe verdadeiramente o Apóstolo; portanto, todo apóstolo e todo apostolado podiam derivar dele" (AD 64).
3. É o orante em comunhão íntima com Cristo. a contínua comunhão com a fonte levou Paulo a compreender o Cristo e a sentir como urgência pessoal a sua divina vontade de salvação. Assim, "segundo ele, somente a oração pode tornar o seu apostolado eficaz"; por um lado "o primeiro místico", o "doutor da vida mística em Cristo"; por outro lado, lhe permitia acolher em profundidade o senso de Cristo (cf 1Cor 2,16), tornando-se o seu fiel intérprete no exercício do apostolado.
4. É o interprete de Cristo:  esta é a expressão normal de padre Alberione, quando deseja definir o valor apostólico de São Paulo: "interprete de Cristo". "O mais feliz - o maior - o mais completo intérprete e imitador de Cristo". "São Paulo apresenta o pensamento de Cristo como centro de tudo".
5. É o missionário. Para atuar o desígnio de Cristo, Paulo se torna o missionário por excelência. Padre Alberione fica fascinado com isso, e levando em consideração algumas perspectivas do apostolado moderno (a difusão, a necessidade de ir ao encontro das pessoas onde o padre não está presente), repete com frequência esta palavra: São Paulo é o grande "caminhante" de Cristo.
6. É o "arquiteto da Igreja". Foi dotado de extraordinária virtude de organização. Ele é definido como "sábio arquiteto". Fundou numerosas e fervorosas comunidades na Ásia Menor e na Macedônia, e nas outras já fundadas a sua presença sempre foi significativa.
7. É sobretudo o homem do equilibrio. Padre Alberione vê em São Paulo uma síntese perfeita: composição em admirável unidade dos elementos aparentemente contrapostos que tornam o homem instrumento de Deus. Padre Alberione ressalta, em São Paulo, a fusão completa das duas vidas (contemplativa e ativa), das quais deriva o apóstolo.
Fonte: Catequese Paulina

Nenhum comentário:

Postar um comentário