quinta-feira, 22 de novembro de 2012

33ª Assembleia PV-SAV Regional leste II


Entre os dias 16 e 18 de novembro aconteceu em Belo Horizonte na Casa de Retiros São José a 33ª Assembleia da PV-SAV do Regional Leste II. Estiveram presentes 90 pessoas, sendo padres, religiosos, seminaristas, leigos e leigas, que trabalham diretamente no Serviço de Animação Vocacional nas dioceses de Minas Gerais e Espírito Santo. O tema escolhido para esta assembleia foi “Afetividade e Sexualidade no processo de discernimento vocacional”.
Durante o desenvolvimento do tema, que ficou sob a responsabilidade do padre José Carlos dos Santos, da Arquidiocese de Mariana, este exortou aos animadores vocacionais que o discernimento é um grande desafio diante da complexidade do ser humano. “Os animadores vocacionais precisam ser presença que facilite o discernimento, ou seja, a busca do caminho, dos que se dispõem a descobrir a própria vocação. Metaforicamente, o animador é um ‘cirineu’ na vida dos vocacionados, ajudando-os a ficar de pé e a seguir o caminho”, disse o assessor.
Durante a sua assessoria os animadores vocacionais tiveram a oportunidade de estudarem a Instrução da Congregação Católica sobre os critérios de discernimento vocacional acerca das pessoas com tendências homossexuais e da sua admissão ao seminário e às ordens sacras. Foi realizado um trabalho de grupos que teve como objetivo discutir as experiências sobre o discernimento vocacional nas dioceses. Padre José Carlos ainda trabalhou com os participantes o tema do celibato e discernimento a partir das suas dificuldades. E, por fim, a antropologia cristã e homossexualidade.
“Agradecemos a Deus por este momento tão rico que foi esta Assembleia da PV-SAV, e esperamos que cada animador vocacional, mesmo sabendo dos vários desafios diante do tema do discernimento, não tenhamos medo de apresentar aos jovens a proposta da vocação cristã, que é exigente, mas que traz consigo a realização mais profunda”, disse o coordenador da PV-SAV no Regional Leste 2 da CNBB, padre Eliseu Donisete de Paiva Gomes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário