quarta-feira, 17 de julho de 2013

Adoração Eucarística Vocacional

 “Exorto-vos que leveis uma vida digna da vocação à qual fostes chamados” (Ef, 4,1)

Animador(a): Mais uma vez nos encontramos reunidos em adoração ao Deus da vida, que
nos chama para estar com ele e repousar. Neste encontro com Cristo Eucarístico nós
queremos dirigir a nossa atenção de modo especial à vocação à santidade, comum a todos os
cristãos. Procuremos por meio do silêncio contemplativo e de uma sincera adoração,
apresentar a Jesus sacramentado a nossa vida, tudo aquilo que somos e que temos e renovar
o nosso propósito de santidade.
(Exposição do santíssimo sacramento - canto à escolha)
A: Graças e louvores sejam dadas a todo o momento
T: Ao santíssimo e diviníssimo sacramento
A: Glória ao Pai...
(Em seguida o animador pode fazer uma breve oração)
A: Deus, verdade eterna,
T: Cremos em vós.
A: Deus, nossa força e salvação,
T: Esperamos em vós.
A: Deus bondade infinita,
T: Nós vos amamos de todo coração.
A: Enviastes o Verbo como Salvador do mundo,
T: Que nele sejam todos um.
A: Infundi-nos o Espírito Santo,
T: A fim de glorificarmos o vosso nome. Amém!
(Em seguida um momento de silêncio para adoração pessoal, acompanhado por um fundo musical apropriado. Pode-se intercalar o silêncio com um ou mais cantos de adoração).
LEITURA DA PALAVRA DE DEUS - Ef 4, 1-6
(Se for oportuno pode-se fazer uma breve reflexão, seguida de outro momento de silêncio).
Aniamdor(a): Vamos agora, por alguns instantes, refletir sobre a vocação à santidade. Vocação quer dizer chamado. Somos todos chamados à santidade: Essa é a nossa grande vocação! Pais, filhos, religiosos, ministros ordenados, somos todos igualmente convidados pelo Pai e auxiliados pelo Espírito Santo, a configurar a nossa imagem à imagem de Cristo. Ninguém de nós é excluído desse chamado. Deus quer a todos vivendo em comunhão com ele. Somos um povo chamado à santidade, e é à santidade que devemos buscar em tudo o que fazemos e somos.
(Momento de silêncio para reflexão pessoal)
PEDIDO DE PERDÃO
Animador(a): A misericórdia do Senhor nos dá confiança para pedir perdão. Muitas são as nossas faltas; maior, porém é a bondade do Senhor.
Leitor: Perdão, Senhor, porque nem sempre vivemos como quem busca a santidade, e nos esquecemos que a ela somos chamados.
Todos: Perdoai-me Senhor. Não vivi minha vocação, perdoai-me, Senhor. Não amei o meu irmão. (de preferência cantado. Pode-se também escolher outro refrão)
Leitor: Perdão Senhor, pelas vezes que não testemunhamos com a vida o que anunciamos com as palavras.
Todos: Perdoai-me Senhor. Não vivi minha vocação, perdoai-me, Senhor. Não amei o meu irmão.
Leitor: Perdão Senhor, pelas vezes em que vos honramos apenas com os lábios, estando o nosso coração distante de vós.
Todos: Perdoai-me Senhor. Não vivi minha vocação, perdoai-me, Senhor. Não amei o meu irmão.
Leitor: Perdão Senhor, pelas vezes em que vos desprezamos no próximo, omitindo-nos de lutar pelo direito e pela justiça.
Todos: Perdoai-me Senhor. Não vivi minha vocação, perdoai-me, Senhor. Não amei o meu irmão.
(Momento de silêncio, com fundo musical apropriado).
INVOCAÇÕES VOCACIONAIS
Aniamdor(a): Elevemos nossas preces ao Senhor, pedindo o aumento das vocações e a perseverança dos vocacionados, sacerdotes, religiosos e religiosas, dos líderes leigos, dizendo a cada invocação:
Todos: Senhor, enviai operários para a messe!
Leitor: Para que tenhamos, em casa, a coragem de incentivar as vocações:
Todos: Senhor, enviai operários para a messe!
Leitor: Para que tenhamos um coração grande para amar e servir a todos:
Todos: Senhor, enviai operários para a messe!
Leitor: Pelos jovens que pensam tornar-se sacerdotes, para que encontrem apoio de toda a comunidade:
Todos: Senhor, enviai operários para a messe!
Leitor: Para que sintamos sempre as necessidades da comunidade, dispondo-nos a ajudar em
tudo:
Todos: Senhor, enviai operários para a messe!
Leitor: Para que sejamos sempre prontos e disponíveis para ajudar os mais pobres e excluídos
da sociedade:
Todos: Senhor, enviai operários para a messe!
ORAÇÃO
Senhor da Messe e Pastor do Rebanho, faz ressoar em nossos ouvidos teu forte e suave convite: “Vem e segue-me!” Derrama sobre nós o teu Espírito, que ele nos dê sabedoria para ver o caminho e generosidade para seguir tua voz. Senhor, que a Messe não se perca por falta de operários. Desperta nossas comunidades para a missão. Ensina nossa vida a ser serviço. Fortalece os que querem se dedicar ao Reino, na vida consagrada e religiosa. Senhor, que o Rebanho não pereça por falta de Pastores. Sustenta a fidelidade de nossos bispos, padres e ministros. Dá perseverança aos nossos seminaristas. Desperta o coração de nossos jovens para o ministério pastoral em tua Igreja. Senhor da Messe e Pastor do rebanho, chama-nos para o serviço de teu povo. Maria, Mãe da Igreja, modelo dos servidores do Evangelho, ajudanos a responder SIM. Amém.
BENÇÃO DO SANTÍSSIMO
CANTO


Nenhum comentário:

Postar um comentário