quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Simpósio Vocacional do Brasil - Guia de Orientações

Depois da JMJ Rio 2013, que mobilizou a Igreja no Brasil para uma resposta mais efetiva ao convite de Jesus: “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (cf. Mt 28,19), vem aí, em 2014, de 16 a 18 de maio, um Simpósio Vocacional. Com o tema: “Ide e anunciai! Vocações diversas para uma grande missão!”, o Simpósio visa incrementar a cultura vocacional na ação evangelizadora da Igreja no Brasil e avançar no discipulado missionário como legado batismal, na comunhão e complementaridade de vocações e ministérios na comunidade eclesial. 
O Simpósio faz parte do Plano Pastoral da CNBB e está sendo assumido por todos os membros da PV/SAV, do IPV, da CRB, da CNP, da CND, da OSIB, da CNIS, do CNLB, do Setor Juventude, da Pastoral Familiar, da Catequese e do Movimento Serra. Através deste evento, deseja-se reforçar a articulação da Pastoral Vocacional e do Serviço de Animação Vocacional (PV/SAV) e revigorar as Equipes Vocacionais Paroquiais (EVPs), como queria João Paulo II, quando afirmou que “todos os membros da Igreja, sem exceção, têm a graça e a responsabilidade do cuidado das vocações” (PDV 34).  A PV/SAV, portanto, é atribuição de toda a comunidade eclesial, e não uma pastoral entre outras.  
Visando maior participação, o Simpósio se realizará, de forma simultânea, em cinco regiões do país, que reúnem os 18 Regionais da CNBB. A Região Sul reunirá quatro Regionais (S1, S2, S3 e S4); a Região Nordeste congregará cinco Regionais (NE1, NE2, NE3, NE4 e NE5); a Região Norte englobará três Regionais (N1, N2 e NO); a Região Centro-Oeste reunirá quatro Regionais (CO, N3, O1 e O2); e a Região Leste englobará dois Regionais (L1 e L2).
Portanto, você está convidado a participar. Mas, como posso participar?
Um GUIA foi elaborado para orientar a participação de todos os discípulos missionários de Jesus Cristo neste evento que só terá êxito se todas as comunidades eclesiais aderirem à proposta. Este Guia contém duas partes. Na primeira, encontramos um texto que nos oferece uma visão ampla do caminho da reflexão no serviço às vocações e uma análise de conceitos. Por último, nos é apresentada uma proposta de estudo do Documento Conclusivo do II Congresso Continental Latino-americano de Vocações, realizado em 2011. A segunda parte contêm vários anexos, referentes à organização e realização do Simpósio: o organograma geral, o quadro organizativo das regiões, orientações para a formação das comissões e equipes de trabalho, instruções para as inscrições, o programa do Simpósio, a oração, o hino e o resultado da pesquisa vocacional realizada pela CMOVC-CNBB.
O II Congresso Continental reuniu em 2011 representantes das 22 conferências episcopais que formam o CELAM para rezar, refletir, dialogar e agir em favor das vocações, mas também para revitalizar uma autêntica cultura vocacional que suscite a variedade de vocações. 
Neste Simpósio, somos convidados a receber o Documento Conclusivo deste Congresso, o qual tem muito a dizer às comunidades eclesiais do nosso imenso país. Ele nos ajudará a descobrir um rosto e uma voz da Palavra, que podem iluminar as “noites” que hoje enfrentamos; pode congregar-nos ainda mais na casa da Palavra, a Igreja presente no Brasil, na América Latina e no Caribe, e nos impulsionar pelos caminhos da Missão Continental, abraçada no horizonte da Conferência de Aparecida.
O Simpósio Vocacional do Brasil é mais uma oportunidade. Através do estudo, que precede o evento, deseja-se revitalizar a PV/SAV na caminhada vocacional do Brasil. Para aquelas Dioceses ou Paróquias que já trilharam belos caminhos na PV/SAV, mas que no decorrer do tempo perderam as forças e o entusiasmo, o Simpósio deseja recuperar a autoconfiança, reunir as forças existentes e reconquistar este espaço precioso na Igreja. Para aquelas que, por razões diversas, não conseguiram organizar a PV/SAV, o Simpósio quer ser uma oportunidade para reunir membros dos diversos organismos pastorais e iniciar uma experiência, que impulsione o protagonismo da diversidade vocacional. E para aquelas que caminham bem articuladas, favorecendo uma fé viva, comprometida com a edificação do Reino, por meio da diversidade das vocações em vista da grande missão, o Simpósio que ser uma confirmação e ocasião para fortalecer ainda mais este serviço.
As orientações para a realização do estudo encontram-se no GUIA, editado pela Editora e Livraria IPV e pode ser adquirido no valor de R$ 3,00 (três reais). Para solicitar o material, basta acessar o site: www.ipv.org.br ou pelo telefone: (11) 3931-5365. 


Um comentário:

  1. Como é bom ver que a Internet é uma ferramenta que podemos usar para semear a palavra de Deus e até trazer pessoas a Cristo.
    Venha nos visitar:
    http://botefeamor.blogspot.com.br/
    Abraços Fraternos

    ResponderExcluir