terça-feira, 26 de novembro de 2013

Bem-aventurado Tiago Alberione - Apóstolo da Comunicação

Tiago Alberione nasceu a 4 de abril de 1884, numa modesta família de agricultores e cristãos praticantes, em São Lourenço de Fossano, norte da Itália. Foi o quinto filho de Miguel Alberione e Teresa Rosa Alloco.
A saúde frágil do pequeno Tiago deixava sua mãe em constante estado de ansiedade e preocupação. Por causa disto, ela nunca se cansou de recomendar seu filho aos cuidados de Nossa Senhora das Flores. Aos seis anos de idade, frequentando a escola, Tiago ouviu a seguinte pergunta de sua professora primária, Rosina Cardona: “O que você quer ser quando crescer?” A essa pergunta ele respondeu sem titubear: “Quero ser padre!” Resposta  surpreendente para um menino de seis anos.
Frequentando a escola e nutrido pelo desejo de ingressar no seminário, Tiago viveu um tempo de serenidade, muito estudo, leituras, orações e incentivo de seu pároco. No ano de 1895 ingressou no seminário de Brá, e em 1900 chegou ao seminário diocesano de Alba.
No dia 31 de dezembro de 1900, na passagem do século, à meia-noite, celebrou-se a Eucaristia na catedral de Alba, Itália, prolongando-se com adoração até pela manhã. Tiago, seminarista de 16 anos, e com os demais seminaristas do curso de filosofia e teologia estavam livres para permanecer o tempo que quisessem na catedral. Alberione, tendo no coração os sonhos, as angústias e as esperanças da sociedade e da Igreja de seu tempo permaneceu diante de Jesus Eucarístico e uma luz especial veio-lhe da Hóstia. Um convite lhe foi dirigido: “Vinde a mim todos...”. Intuiu imediatamente que Deus o chamava para uma missão nova: anunciar o Evangelho ao coração da cultura moderna, por meio da comunicação e de todas as formas e linguagens novas que o progresso ofereceria.
Aquela noite foi decisiva para a missão específica e o espírito particular em que nasceriam e viveriam as Irmãs Apostolinas e as demais congregações que compõem a Família Paulina.
Concluídos os estudos, foi ordenado presbítero em 29 de junho de 1907. Padre Alberione, após um período de experiência em paróquia e como diretor espiritual do Seminário de Alba, assumiu, em 1913, a pedido do bispo local, a direção do jornal diocesano Gazzetta D'Alba. A nova função veio ao encontro de seu ideal: evangelizar e fazer o bem com um meio que atingisse não só as pessoas que frequentavam as igrejas, mas também as que estavam distantes.
Este foi o início da concretização da experiência que viveu aos 16 anos enquanto rezava na Catedral de Alba diante da Eucaristia. Com o passar do tempo às ideias foram se tornando mais claras, e em 20 de agosto de 1914 funda a Pia Sociedade de São Paulo, conhecida no Brasil como Padres e Irmãos Paulinos.
Padre Tiago Alberione sempre foi um homem sensível à questão vocacional. A própria vivência de seu itinerário vocacional e, as várias fundações feitas ao longo de sua vida, são a maior prova do quanto ele era aberto e atento ao chamado do Senhor. Com mais de 70 anos mantinha aguçado seu vigor e sensibilidade vocacional. Pela década de 1950 percebeu o quanto era necessário à existência de pessoas que doassem seu tempo, sua vida, para ajudar outras pessoas a encontrarem o verdadeiro sentido para suas vidas, ou seja, descobrirem sua vocação.
Em 08 de setembro de 1959 funda o Instituto Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos para as Vocações, mais conhecidas como Irmãs Apostolinas: mulheres interpeladas por Jesus a viver seu seguimento em comunidade, na vivência dos Conselhos Evangélicos, doando e consumindo suas vidas por todas as vocações.
Falando sobre a missão das Apostolinas assim se expressava padre Tiago Alberione: “Vocês tem a vocação de todas as vocações. E a vocação que o Senhor inspirou a vocês, pela qual trabalham estabelece vocês numa posição providencial na Igreja. Se é belo seguir a vocação, é muito mais conduzir a ela as pessoas”.  “Considerai a bela vocação que Deus vos concedeu: vós tendes a missão de trabalhar por todas as vocações, colaborando com os sacerdotes, os pais, os professores, nas paróquias, nas dioceses, nas missões. Vós sois como canais. O canal leva a água. A vocação parte de Deus, passa por vós, que sois os canais e chega às pessoas”.

Padre Tiago Alberione faleceu em 26 de novembro de 1971 e foi beatificado pelo Papa João Paulo II em 27 de abril de 2003. Além das Apostolinas, fundou os Paulinos, as Paulinas, as Discípulas do Divino Mestre, as Pastorinhas, quatro Institutos Seculares e a União de Cooperadores Paulinos. Todas essas fundações formam a Família Paulina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário