quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Morre o padre João Batista Libânio


Morreu, na manhã desta quinta-feira (30), o colunista de O TEMPO João Batista Libanio, que completaria 82 anos no próximo dia 19, vítima de um infarto. Teólogo, escritor, professor e padre jesuíta, Libanio ministrava um retiro espiritual em Curitiba (PR) quando passou mal e veio a óbito. O teósofo, biblista e também colunista de O TEMPO José Reis Chaves, lamentou a perda do colega. "Foi o maior teólogo da América Latina".
Libanio era formado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia de Nova Friburgo (RJ) e em Letras Neolatinas pela PUC-Rio, além de possuir mestrado e doutorado em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. O estudioso foi, também, assessor da Conferência dos Religiosos do Brasil e do Instituto Nacional de Pastoral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Autor de 36 livros e co-autor de mais de 125 obras, traduzidas em vários idiomas, Libanio era professor da Faculdade Jesuíta (Faje) desde sua fundação, em 1982. Segundo o diretor do Departamento de Teologia da Faje, padre Geraldo de Mori, seu amigo pessoal Libanio marcou época. "Ele deu a vida por uma teologia preocupada com o diálogo com a Igreja e com o mundo. Era um homem simples, de Deus, de espírito jovel e mente sempre aberta. Um verdadeiro formador de gerações".
O velório de João Batista Libanio deve acontecer na sede da Faculdade Jesuíta, em horário ainda a ser definido.

Fonte: Jornal O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário