segunda-feira, 19 de maio de 2014

Carta Mensagem Região Sul

Ide e Anunciai!
"Ao sair da barca, Jesus vê uma grande multidão e se enche de compaixão
porque eram como ovelhas sem pastor. E começa a ensinar-lhes muitas coisas" (Mc 6,34)
 
1. Nós, animadores e animadoras vocacionais dos quatro Regionais da macrorregião pastoral Sul do Brasil – S1 (São Paulo), S2 (Paraná), S3 (Rio Grande do Sul) e S4 (Santa Catarina) –reunidos no Centro Mariápolis Ginetta, em Vargem Grande Paulista (SP), participamos do Simpósio Vocacional do Brasil, de 16 a 18 de maio de 2014, iluminados pelo tema: "Ide e anunciai! Vocações diversas para uma grande missão!". Somos cristãos leigos e leigas, pessoas de vida consagrada e ministros ordenados, cientes que estamos em comunhão neste evento com as outras quatro macrorregiões pastorais do País: Região Centro-Oeste (CO, N3, O1 e O2); Região Leste (L1 e L2); Região Nordeste (Regionais NE1, NE2, NE3, NE4 e NE5); eRegião Norte (N1, N2 e NO).

2. O evento inédito nesta dinâmica, organizado pela Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CMOVC-CNBB) e pelo Instituto de Pastoral Vocacional (IPV), tem por objetivo promover a cultura vocacional na Igreja e na sociedade e avançar no discipulado missionário, cientes de que formamos uma assembleia de chamados.
3. Recordamos os 50 anos do Concílio Vaticano II (1962-1965), os 50 anos da instituição do Dia Mundial de Oração pelas Vocações (1964) e os eventos vocacionais de nosso continente e País (congressos e anos vocacionais). A história da PV/SAV no Brasil construiu valiosos subsídios de conteúdo teológico-pastoral. Partilhamos a riqueza de experiências e iniciativas realizadas em nossos Regionais.
 
Diversidade a serviço da unidade
4. Aprofundamos e refletimos sobre a riqueza da diversidade a serviço da unidade. O exercício do ministério da Trindade Santa – Deus Pai e Filho e Espírito Santo – ilumina nossa missão tornando-nos capazes de construir comunhão e cultura vocacional, sem fragmentação ou uniformidade. Em uma Igreja toda ministerial é essencial o exercício da autoridade para a alteridade. Animação Vocacional é um serviço de Igreja, requer atitude de humildade, de docilidade discipular, de conversão pastoral e formação permanentes. Cada animador e animadora vocacional necessita, na forma de se expressar e de agir, manifestar explicitamente o valor de todos os carismas, serviços e ministérios suscitados pelo Espírito e presentes na Igreja.
 
Para uma grande missão
5. Nós nos comprometemos a fazer com que nas agendas pastorais dos organismos e setores eclesiais – paroquiais, diocesanos e regionais – dentre as prioridades esteja a animação vocacional com o respectivo apoio integral dado às Equipes Vocacionais Paroquiais (EVP). De modo geral, a prioridade deve ser o incremento da cultura vocacional e, pro-vocados pelo papa Francisco e sua alegria em anunciar o evangelho, também da cultura do encontro.

Indicações para os nossos planos vocacionais
6. Investir na formação vocacional de todos os membros da comunidade, com atenção especial aos membros da equipe de PV/SAV, utilizando-se de estratégias criativas, tais como:
a) realização de simpósios vocacionais anuais, em âmbito paroquial e diocesano, envolvendo as pastorais e os organismos do povo de Deus (catequese, juventude, família, novas comunidades, CRB local...);
b) realização de escolas vocacionais;
c) catequese mistagógica em todos os níveis, com atenção especial ao acompanhamento de adolescentes e jovens na construção de seu projeto de vida.

7. Fomentar a oração pelas vocações em todos os espaços de Igreja, cientes de que toda a Palavra de Deus é vocacional.
a) Lectio divina;
b) Círculos bíblicos;
c) Celebrações Litúrgicas (Missas, Celebração da Palavra, Hora Eucarística, Romarias, Tríduos, Terço, Pedalada Vocacional...).

8. Dar ênfase missionária e intercongregacional à ação vocacional, sendo presença nas fronteiras geográficas e humanas, com linguagem apropriada, também nos espaços midiáticos.

9. Sentimo-nos agraciados pelo Senhor da messe, por Jesus Cristo, que constantemente nos chama, pelo Espírito Santo, presente em nossa vida, e por Maria de Nazaré, vocacionada do Pai, discípula missionária de seu Filho, atenta ao Espírito, que nos orienta a "fazer tudo o que Ele disser" (Jo 2,5).
                         Participantes do Simpósio Vocacional do Brasil - Região Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário