quinta-feira, 19 de junho de 2014

ADORAÇÃO AO SS. SACRAMENTO PELA SANTIFICAÇÃO DOS SACERDOTES

Animador: Jesus, eis-nos prostrados aos teus pés; vimos passar contigo esta hora de amor, de intimidade. Adoramos-Te, ó Jesus, e unimo-nos a todos os que neste dia dobram os joelhos em prece pela santificação dos sacerdotes. Dá forças e coragem a estes teus servos, ó Jesus!

Canto Exposição do Santíssimo: A ti, meu Deus.
Animador: Graças e louvores se deem a todo o momento,
Todos: Ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento. (3vezes)

Dirigente: Jesus, em tua imensa misericórdia, dá-nos, mais uma vez, a oportunidade de estarmos unidos intimamente a Ti, que nos dizes: “Pedi e recebereis! Procurai e achareis! Batei e a porta ser-vos-á aberta!” (Mt 7,7). Confiantes nessa afirmação, expressemos nossas intenções.
(Lembrar nomes do(s) sacerdote(s) que atende(m) a comunidade atualmente, como de outros que fizeram parte da história deste povo, e outras intenções)

2. MOMENTO DE ADORAÇÃO E SILÊNCIO

Canto: Não sei se descobriste

3. MOMENTO DA PALAVRA: “IDE E PREGAI O EVANGELHO A TODA CRIATURA”

Animador: Senhor Jesus Cristo, Luz do mundo que ilumina a todos os homens, Vós sois a Palavra do Pai. Assumistes a natureza humana para nos falar com palavras humanas. Instituístes o santo sacerdócio e chamais constantemente homens generosos, que apesar de suas fragilidades, assumem participar do vosso poder divino. Por meio deles quereis revelar-nos o Pai e convidar-nos à felicidade eterna convosco no céu. Dai aos vossos sacerdotes um coração disposto a escutar, inspirai-os e iluminai-os, para que se encham da vossa sabedoria e do vosso amor para comunicá-los aos irmãos. Amém.

Proclamação do Evangelho: Mt 11, 25-30

4. REFLEXÃO

L1: O Pai revela aos pequenos seu Reino de amor. Jesus louva o Pai porque revelara as coisas do Reino aos pequenos, aos humildes, isto é, aos que põem n’Ele sua confiança. Irmãos, se quisermos conhecer mais a Deus e estreitar os laços de amor e amizade com Ele, precisamos ser mansos e humildes.
L2: O papa emérito, Bento XVI, disse que, se nos aproximamos de Deus “com humilde confiança, encontramos no seu olhar a resposta ao anseio mais profundo do nosso coração. É preciso ter ”um coração humilde e confiante que nos faz retornar à condição de crianças (Mt 18,3), porque é aos pequeninos que o Pai se revela”.

Todos: Jesus convida a buscar n’Ele alívio, todos aqueles que estão aflitos, sob o pesado fardo. Muitos são os aflitos nos dias de hoje. Há muitas vidas ceifadas pelo trânsito, pelas drogas e por causa da violência. Há muitas famílias com relacionamentos conflituosos e se separando. Há muitas crianças sofridas. Há muitos jovens desempregados. Há também idosos sem assistência adequada. E há tantos deficientes precisando de ajuda. Precisamos descansar no Senhor. Pedir alívio a Ele. São tantos os fardos! Tantas aflições!

L3: Mas, nem tudo está perdido: há esperança para todos. Jesus nos diz: “Vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei”. Por isso, continua suscitando no coração dos jovens o chamado à vocação sacerdotal, enviados a serem sua presença no auxilio aos mais necessitados, aliviando e curando suas chagas. Com alegria e confiança, estamos em prece, na presença do Senhor vivo e verdadeiro, no Tabernáculo.
Adoremos o seu Divino Coração Eucarístico, que nos amou a ponto de se entregar por nós em sacrifício e oferenda ao Pai. Ele é a imagem e o símbolo do infinito Amor de Deus pelos homens.

Canto: Cristo, quero ser instrumento

6. LOUVOR A DEUS PELOS MINISTROS ORDENADOS

L1: Eu vos louvo, ó Deus, pelos ministros ordenados, porque eles carregam em si o Cristo de um modo inefável: carregam sua bondade e sua clemência.
R: Sagrado Coração, ajudai os sacerdotes!
L2: Eu vos louvo, ó Deus, pelos ministros ordenados, porque eles são pontes que nos ajudam a atravessar o abismo dos nossos pecados e alcançar a pátria tão esperada da tua infinita misericórdia.
R: Sagrado Coração, ajudai os sacerdotes!
L1: Eu vos louvo, ó Deus, pelos ministros ordenados, porque eles são um Cireneu não obrigado, mas que espontaneamente ajudam o Senhor a carregar a cruz!
R: Sagrado Coração, ajudai os sacerdotes!
L2: Eu vos louvo, ó Deus, pelos ministros ordenados, porque são instrumentos da misericórdia infinita de Deus humanado, e, com Ele, são pastores, bons samaritanos, cordeiros, vítimas constantemente imoladas!
R: Sagrado Coração, ajudai os sacerdotes!
L1: Eu vos louvo, ó Deus, pelos ministros ordenados, porque são qual outro João Batista, cada dia de novo, mostrando-nos o “Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”.
R: Sagrado Coração, ajudai os sacerdotes!
L2: Eu vos louvo, ó Deus, pelos ministros ordenados, ministros do vosso perdão, o único perdão que salva.
R: Sagrado Coração, ajudai os sacerdotes!
L1: Eu vos louvo, ó Deus, pelos ministros ordenados, porque, como em Jesus na cruz, em seus corações ecoa o brado ardente de zelo pelas almas: “Tenho sede!”
R: Sagrado Coração, ajudai os sacerdotes!
L2: Eu vos louvo, ó Deus, pelos ministros ordenados, que alimentam a vossa família com a Eucaristia, Pão Vivo, que dá vida ao mundo.
R: Sagrado Coração, ajudai os sacerdotes!
DIR: Como é bom nesta Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, podermos agradecer-lhe o dom e presença dos nossos dedicados e incansáveis sacerdotes. Com eles, a cada invocação, rezemos:
Todos: Concedei-nos santos sacerdotes, Senhor Jesus!

7. LADAINHA PELOS SACERDOTES
Senhor, para zelar pela vossa honra,
Senhor, para aumentar nossa fé,
Senhor, para sustentar vossa Igreja,
Senhor, para pregar vossa doutrina,
Senhor, para defender vossa causa,
Senhor, para corrigir os erros,
Senhor, para mostrar o vosso amor,
Senhor, para não nos deixar nunca esquecer dos pobres e abandonados,
Senhor, para mostrar a vossa verdade,
Senhor, para nos encaminhar para a verdadeira Justiça,
Senhor, para sustentar a verdade,
Senhor, para dirigir nossa vida,
Senhor, para iluminar o mundo,
Senhor, para ensinar as riquezas do vosso Coração,
Senhor, para fazer-nos amar o Espírito Santo,
Senhor, para zelar pela honra e glória de vossa Mãe, a Santa Virgem Maria,
Senhor, para que todos os vossos ministros sejam o sal da terra e a luz do mundo.

8. BÊNÇÃO DO SS. SACRAMENTO
Canto: Tão sublime Sacramento

Bendito seja Deus.
Bendito seja o seu Santo Nome.
Bendito seja Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro Homem.
Bendito seja o nome de Jesus.
Bendito seja seu Sacratíssimo Coração.
Bendito seja o seu Preciosíssimo Sangue.
Bendito seja Jesus Cristo no Santíssimo Sacramento do Altar.
Bendito seja o Espírito Santo, o Paráclito.
Bendita seja a grande Mãe de Deus, Maria Santíssima.
Bendita seja a sua Santa e Imaculada Conceição.
Bendita seja sua gloriosa Assunção.
Bendito seja o Nome de Maria, Virgem e Mãe.
Bendito seja São José, seu castíssimo esposo.
Bendito seja Deus nos seus Anjos e nos seus Santos.

Deus e Senhor nosso, protegei a vossa Igreja, dai-lhe santos pastores e dignos ministros, derramai as vossas bênçãos sobre o nosso santo padre, o papa, sobre o nosso bispo (arcebispo), sobre o nosso pároco e todo o clero; sobre o chefe da Nação e do Estado e sobre todas as pessoas constituídas em dignidade, para que governem com justiça; dai ao povo brasileiro paz constante e prosperidade completa. Favorecei com os efeitos
contínuos de vossa bondade o Brasil, este bispado (arcebispado), a paróquia em que habitamos, a cada um de nós em particular e a todas as pessoas por quem somos obrigados a orar, ou que se recomendaram às nossas orações. Tende misericórdia das almas dos fiéis que padecem no purgatório, dai-lhes, Senhor, o descanso e a luz eterna.
Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória ao Pai.
 Canto final: Procuro abrigo 
Autoria: pe. Valdecir Ferreira e Ir. Maria Dolores da Silva, ASCJ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário