domingo, 7 de setembro de 2014

Rezando pelas vocações em família

Caros pais:
Queremos convidar-vos a rezar em família pelas vocações para que cada um dos membros da vossa família “não tenha medo de Seguir Jesus, e de percorrer os caminhos exigentes e corajosos da caridade e do compromisso generoso”, na vocação a que Deus chama cada um. 
Para isso convidamos-vos a:
Preparar
·         Um cantinho de oração em casa, com um crucifixo, uma Bíblia, uma imagem de Nossa Senhora e uma vela. É importante ter à mão uma caneta e fósforos.
·         Recortar o coração, para que no decorrer da oração se possa escrever o nome de cada membro da família. 
·         Reunir a família nesse espaço e antes de iniciar a oração fazer um pequeno tempo de silêncio e de recolhimento.
·         Depois da oração, o coração poderá ficar junto da bíblia, até ser levado para a celebração que for indicada pelo catequista.
Rezar
 Pais  -  Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Todos - Ámen.
Filho - Hoje estamos aqui, para rezarmos a Jesus por aqueles que Ele chamou para se casarem, serem sacerdotes, irmãs, ou missionários. Nós ainda não sabemos o que Jesus nos chama a ser, por isso também vamos rezar, para que Ele nos diga o que quer de nós. Escutemos uma passagem da bíblia em que Jesus convida algumas pessoas para o seguirem.
Escutar
Do Evangelho de S. Marcos (1,16-20)
Passando ao longo do mar da Galileia, Jesus viu Simão e André, seu irmão, que lançavam as redes ao mar, pois eram pescadores. E disse-lhes: «Vinde comigo e farei de vós pescadores de homens.» Deixando logo as redes, seguiram-no.
Um pouco adiante, viu Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, que estavam no barco a consertar as redes, e logo os chamou. E eles deixaram no barco seu pai Zebedeu com os assalariados e partiram com Ele.

Meditar
Naquele tempo Jesus chamou Simão, André, Tiago e João, para serem pescadores de homens. Há alguns anos atrás chamou os nossos pais para se amarem, serem abençoados por Deus, nos darem a vida e nos educarem. E hoje Jesus continua a chamar cada um de nós a uma vocação. Qual será?

Falar e comprometer-se com Jesus
Cada membro da família faz em silêncio a seguinte oração:
Jesus, gosto muito de ti, o que queres de mim?
Depois, cada um escreve o seu nome no coração... Seguidamente todos juntos rezam a oração que nele está escrita e um membro da família coloca-o junto à Bíblia

Agradecer e invocar o Pai do Céu

Pais: Obrigado, Jesus, pela nossa vocação ao amor na família.

Filhos: Obrigado, Jesus, porque nos destes os nossos Pais. Ajuda-nos a descobrir a nossa vocação.

Pais e filhos: Juntos rezam o “Pai Nosso” de mãos dadas

Pais (fazendo o sinal da cruz): Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Todos - Amém 


Partilhar
Conforme o que fizeram na catequese, os filhos cantam a canção que aprenderam ou mostram o vídeo (o da catequese ou o que pesquisaram).
Fonte: SAV - Diocese de Leira



Nenhum comentário:

Postar um comentário