quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Regional Leste 2 promove 35ª Assembleia da Pastoral Vocacional

A Casa de Retiro São José, em Belo Horizonte (BH), recebeu, no último final de semana, os coordenadores diocesanos e agentes do Serviço de Animação Vocacional (SAV) do regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para a 35ª Assembleia Anual da Pastoral Vocacional.
Com o tema “Novos Caminhos para a Animação Vocacional”, o encontro teve início no dia 7 e seguiu até 9 de novembro, tendo como assessor o padre Ariel Alberto Zottola, membro do Instituto de Pastoral Vocacional – IPV. O evento aconteceu em sintonia com os encaminhamentos do Simpósio Vocacional realizado de 16 a 18 de maio, com a temática “Ide e anunciai! Vocações diversas para uma grande missão”.
O encontro reuniu cerca de 70 pessoas entre bispos, padres, religiosos (as), seminaristas e leigos (as) e teve como objetivo colaborar para o processo de formação permanente e promover a partilha de experiências no âmbito vocacional. O bispo referencial da PV-SAV no regional, dom Dario Campos, também esteve presente.
Segundo padre Ariel, o “tema leva a um duplo objetivo: em primeiro lugar, detectar os avanços e avaliar os métodos usados na caminhada vocacional das dioceses do regional Leste 2; em segundo, a partir do contexto de mudança de época, buscar novos horizontes, propostas, métodos, que não apenas auxiliem os animadores vocacionais em seu trabalho, mas que ajudem a animação vocacional a escutar com atenção e discernir “ que o Espírito está dizendo às Igrejas por meio das exigências dos sinais dos tempos em que Deus se manifesta”, afirmou.
Ainda de acordo com o assessor, não há receitas prontas para o trabalho vocacional, mas o novo está em ser uma animação vocacional “em saída”. “No entanto, ainda nos desafiam o sentimento de pertença à comunidade, o fortalecimento da figura do coordenador e a necessidade de itinerância”, disse o sacerdote.
O padre pontuou caminhos para a animação vocacional, como a definição de destinatários; elaboração de mecanismos de ação com temas; objetivos e metodologias bem definidos; despertar vocacional a partir do querigma e da leitura orante da Palavra; e treinamento da arte do acompanhamento pessoa.
PV-SAV do regional Leste 2


Nenhum comentário:

Postar um comentário