segunda-feira, 25 de maio de 2015

Os dez mandamentos do/a missionário/a

      Escutar: capacidade de ouvir de verdade, dialogar, adaptar-se a outros costumes, diferentes modos de pensar, reconhecendo os valores. Deve ter profunda convicção de sua fé, respeitar os outros e não se julgar dono da verdade
      Acolher: considera a pessoa centro de tudo, valoriza o acolhimento e simplicidade dos pobres, como Jesus gosta de estar no meio do povo.
      Solidarizar-se: tem grande sensibilidade, senso de justiça, desejo de verdade. Reconhece que os pobres são os preferidos de Jesus. Sem paternalismo assume as dores e esperança do povo.
      Resistir:  aguenta os desafios, enfrenta as dificuldades, assume as lutas necessárias, está sempre disponível sem jamais desistir.
      Esperar: tem paciência consigo mesma, com os outros, com a vida, com a caminhada do povo. Faz sua parte e espera com paciência os resultados.
      Acreditar: tem profunda fé no Deus da vida, sabendo que sem fé, não há evangelização, e que é da fé que brota a paixão pelo Reino de Deus
      Amar:  tem profundo amor a Deus, reconhecendo sua presença nos pobres, nos que sofrem, nos quais consola e promove
      Orar: a oração alimenta a fé e a missão, coloca agente em sintonia com Deus. A escuta da Palavra e a oração garantem a perseverança.
      Assumir a cruz: a missão nasce e cresce aos pés da cruz: “quem quiser me seguir, pegue sua cruz e me siga”. A cruz é compromisso e fonte de alegria. Não há missão sem cruz
      Ser coerente: a credibilidade da pessoa esta no testemunho de vida. O papa Paulo VI dizia: “as pessoas ouvem muito mais as testemunhas do que os mestres”. O que a gente é fala mais do que agente diz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário