quarta-feira, 5 de agosto de 2015

JOVENS DA DIOCESE DE OLIVEIRA PARTICIPAM DO ENCONTRO VOCACIONAL

O mês dedicado às vocações começou com mais uma etapa do Encontro Vocacional Diocesano. Os jovens se reuniram, dias 01 e 02 de agosto, na Casa das Irmãs Escolápias, em Oliveira/MG, refletindo o tema: “Coragem, levanta-te! Ele te chama”.
O grupo é formado por vocacionados que vêm há mais tempo participando das atividades, mas também por jovens que iniciaram este ano sua caminhada. Julia Cereda, que é da Paróquia de Santo Antônio de Pádua, de Santo Antônio do Amparo, participa dos encontros desde o ano passado e garante que colheu muitos frutos desde então. “O encontro me ajudou na forma de pensar, agir e tratar as pessoas. A minha fé aumentou muito. Hoje confio mais em Deus do que antes. Criei coragem de falar dele para as pessoas e para minha família”, relata.
A família também foi lembrada pelo vocacionado Diego Damasceno, da Paróquia de São Sebastião, de Oliveira. Segundo ele, o tema o ajudou a perceber a importância do seio familiar na formação pessoal e espiritual. Além disso, ele destacou que a metodologia dos encontros o ajuda a se conhecer melhor.
O próximo encontro vocacional será nos dias 17 e 18 de outubro. Porém, desta vez, apenas quem já participou das outras etapas poderá estar presente. Quem quer fazer experiência vocacional ainda este ano pode se inscrever para a Jornada Vocacional Catequética. O Evento, da Pastoral Vocacional em parceria com a Pastoral Catequética, será no dia 30 de agosto, na quadra da Casa das Irmãs Escolápias. Para participar é só se inscrever com a Pastoral Vocacional Paroquial. A taxa para almoço será de 10 reais.
PADRE CARLINHOS FALA SOBRE OS DESAFIOS DA ANIMAÇÃO VOCACIONAL
“Perdemos o encantamento. Acreditamos pouco. Não nos aquecemos com nossas relações”. A frase pode parecer pessimista, mas é apenas um diagnóstico de quem busca, dia a dia, a encontrar caminhos para enfrentar os desafios colocados diante da realidade juvenil contemporânea. As palavras são do responsável pela formação humano-afetiva do Seminário Nossa Senhora de Oliveira, Pe. Antônio Carlos Basílio Vieira, ou Pe. Carlinhos, como é conhecido.
Ao contrário das fortes palavras, o sacerdote, que também se dedica à Pastoral Vocacional Diocesana, enxerga muitos caminhos e práticas para oferecer aos jovens uma descoberta vocacional ou a assumir, como relata Pe. Carlinhos, “o papel de sujeito da história”. “Nossa diocese está atenta às mudanças de época. Nosso Serviço de Animação Vocacional tem tido um agir mais personalizado, indo de encontro às necessidades e realidades dos jovens em suas peculiaridades”, afirma.
Porém, para o sacerdote, o desafio se torna maior frente aos meios que a sociedade oferece para “abafar e sufocar os anseios mais profundos das pessoas”. Ele acredita que os Encontros são mecanismos para proporcionar aos jovens um encontro consigo mesmos, com Deus e, consequentemente, com a missão. Essas são respostas às angústias presentes na vida dos jovens. Perguntado sobre elas, Pe. Carlinhos destaca o individualismo, que impede uma vida compromissada com sacrifícios e doação.
“Acredito que precisamos acolher o convite do Papa Francisco: nos deixar ser encontrados pelo Senhor. Experenciá-lo e, então, viver o desafio de sermos discípulos-missionários”. Com essas palavras, Pe. Carlinhos resume seu desejo e anseio, compartilhados com toda equipe vocacional. Juntos eles seguem construindo caminhos e propostas que ajudem jovens de todos os cantos da Diocese a descobrirem o sentido de suas vidas, que possam ser valorizadas em projetos bem construídos e dedicados ao Reino de Deus.
* - Colaboração: Luiza Pires da Diocese de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário