terça-feira, 17 de novembro de 2015

PV-SAV do regional Leste 2 realiza 36ª Assembleia Anual

A Pastoral Vocacional (PV) e o Serviço de Animação Vocacional (SAV) do regional Leste 2 realizaram a 36ª Assembleia Anual. O encontro, que foi eletivo, ocorreu em Belo Horizonte (MG), entre os dias 6 a 8 de novembro, com o tema "Metodologia e Planejamento da PV/SAV Paroquial" . 
Foram eleitos durante a Assembleia coordenadores de suas respectivas províncias os padres: Hélio de Oliveira Filho (Belo Horizonte); Gilmar (Diamantina); Rodrigo de Carvalho Silva (Juiz de Fora); Elinei Eustáquio Gomes (Mariana); George (Montes Claros) e Guilherme Stort (Uberaba). As províncias de Pouso Alegre e Vitória definirão seus representantes posteriormente.  
Em relação à coordenação geral da PV-SAV, o padre Eliseu Donisete de Paiva Gomes, da arquidiocese de Mariana, foi reconduzido ao cargo. 
O novo presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Ministério Ordenados e a Vida Consagrada do regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom José Aristeu, esteve presente na Assembleia. 
PV/SAV Paroquial
A 36ª Assembleia Anual do regional Leste 2 foi assessorada pelo padre Geraldo Tadeu, do Centro Rogate do Brasil. O evento reuniu cerca de 70 pessoas de 25 arqui(dioceses) entre bispos, padres, religiosos, seminaristas e leigos. 
Ao abordar o tema, padre Geraldo Tadeu apontou os objetivos inegociáveis de uma equipe vocacional paroquial: despertar a cultura vocacional; cultivar e acompanhar todos(as) vocacionados(as); possibilitar clima de catequese vocacional permanente; integrar toda a comunidade, ressaltando-se as pastorais afins; conscientizar o povo sobre as vocações em uma Igreja toda ministerial; promover a oração pelas vocações; encaminhar os(as) vocacionados(as) à coordenação diocesana e aos institutos religiosos.
Disse, ainda, ser preciso construir uma nova proposta de evangelização, que adote uma metodologia partilhada, organização, planejamento e gestão eclesial. Para tanto, sugeriu os seguintes passos: análise da realidade; iluminação com reflexão teológico-pastoral; elaboração do diagnóstico; estabelecimento de prioridades e indicações para a ação; descrição do projeto; organização e estruturação e avaliação. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário