quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Bem-aventurado Tiago Alberione - Apóstolo da Comunicação

Tiago Alberione nasceu a 04 de abril de 1884, numa modesta família de agricultores e cristãos praticantes, em São Lourenço de Fossano, norte da Itália. Foi o quinto filho de Miguel Alberione e Teresa Rosa Alloco e, desde pequeno tinha claro um ideal: fazer o bem às pessoas.
Um dia, na escola primária, sua professora, Rosa Cardona, perguntou aos seus alunos o que eles queriam ser quando adultos. Tiago já tinha clara a sua decisão e respondeu sem hesitar: "Quando for grande serei padre". Desde cedo teve de pagar por essa declaração, pois os colegas caçoavam e exigiam mais dele.
Tiago deixou sua cidade e a família que amava e foi para o seminário de Brá. No seminário sua vida corria sem grandes lances de inteligência e qualidades especiais que o distinguissem. Pelo contrário, era considerado uma pessoa frágil. Tanto seus familiares quanto os diretores do seminário temiam pela sua saúde. Deus, porém tinha outros planos para ele, o que aliás não nos surpreende, porque os planos de Deus sempre valorizam a nossa pequenez, a nossa fraqueza. É na fraqueza que o seu poder se manifesta. Demitido do seminário de Brá, Tiago voltou a Monte Capriolo para ajudar a família; mas continuava a devorar livros e a meditar inquieto sobre o futuro. Seu pároco, padre João Batista Montersino, o aconselhou a voltar ao seminário, agora em Alba, onde Tiago entrou no outono de 1900.
A noite entre 31 de dezembro de 1900 e 1° de janeiro de 1901, foi decisiva para a vida e missão do jovem Alberione, que tinha apenas 16 anos. Permaneceu por quatro horas em oração diante do Santíssimo Sacramento, solenemente exposto na Catedral de Alba. “Sentiu-se profundamente obrigado a preparar-se para fazer alguma coisa pelo Senhor e pelas pessoas do novo século”, como escreverá mais tarde. O Apóstolo Paulo era a paixão de Alberione. Em Paulo apóstolo, Padre Alberione confirmou seu desejo de espalhar pelo mundo todo a mensagem de Jesus. São Paulo o fizera no século I, Tiago o quis fazer agora, no século XX, e nos seguintes.
No dia 20 de agosto de 1914, inicia sua primeira fundação: a Pia Sociedade de São Paulo, conhecida no Brasil como Padres e Irmãos Paulinos. Esta fundação seria o primeiro ramo da grande árvore constituída por várias Congregações e diversos Institutos Seculares que juntas formam a Família Paulina (Irmãs Paulinas; Irmãs Discípulas do Divino Mestre; Irmãs Pastorinhas; quatro Institutos Seculares e a União de Cooperadores Paulinos).
Padre Tiago Alberione sempre foi um homem sensível à questão vocacional. Pela década de 1950, com mais de 70 anos e mantendo-se aberto as moções do Espírito e com aguçada sensibilidade vocacional, percebeu o quanto era necessário à existência de pessoas que doassem seu tempo, sua vida, para ajudar outras pessoas a encontrarem o verdadeiro sentido para suas vidas, ou seja, descobrirem sua vocação.
Desta forma, em 08 de setembro de 1959 funda o Instituto Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos para as Vocações, mais conhecidas como Irmãs Apostolinas: mulheres interpeladas por Jesus a viver seu seguimento em comunidade, na vivência dos Conselhos Evangélicos, doando e consumindo suas vidas por todas as vocações.
Falando sobre a missão das Irmãs Apostolinas assim se expressava padre Alberione: “Considerai a bela vocação que Deus vos concedeu: vós tendes a missão de trabalhar por todas as vocações, colaborando com os sacerdotes, os pais, os professores, nas paróquias, nas dioceses, nas missões. Vós sois como canais. O canal leva a água. A vocação parte de Deus, passa por vós, que sois os canais e chega às pessoas”.

Padre Alberione faleceu em 26 de novembro de 1971 e foi beatificado pelo Papa João Paulo II em 27 de abril de 2003. Sua festa litúrgica celebra-se a 26 de novembro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário